sábado, novembro 22, 2008

The Complete Map - E se o Missouri tivesse sido a Florida das eleições de 2000?

O mapa completo das eleições americanas de 2008 (e a distribuição dos votos eleitorais):

Fonte: CNN


E se o Missouri (MO) tivesse sido a Florida das eleições de 2000? Com um voto se perde, com um voto se ganha, é assim em democracia. Mas será mesmo?

Fonte: CNN


Repare-se na diferença de votos: 3,632;
Num universo de 2,887,992 de votos válidos.
Uma diferença de 0.126%.

Se este Estado tivesse sido decisivo, estariamos com um problema idêntico ao de 2000! Como seria o desfecho? Não esquecer que o Misssouri no dia 4 de Novembro elegeu um novo governador democrata (actualmente tem um governador republicano).


Nota: Pela primeira vez um Estado Americano dividiu os seus votos eleitorais na época moderna, o Nebrasca (NE) atribuiu 1 voto a Obama (dos 5 possiveis), onde venceu no distrito (ou círculo) eleitoral de Omaha. Só dois Estados Americanos têm este sistema semi-proporcional: O Nebrasca e o Maine (ME). No Nebrasca, dos 5 votos eleitorais, 2 vão directamente para o vencedor no Estado, sendo os outros 3 divididos pelos 3 distritos eleitorais em que o Estado se encontra dividido, e atribuídos ao vencedor em cada um desses distritos. No Maine, que contribui com 4 votos eleitorais, 2 vão directamente para o vencedor no Estado, sendo os outros 2 divididos pelos 2 distritos eleitorais em que o Estado se encontra dividido, e atribuídos ao vencedor em cada um desses distritos.