segunda-feira, outubro 06, 2008

"Blindness" - Ensaio Sobre a Cegueira



Este fim de semana fui ver o filme Blindness, baseado no romance Ensaio Sobre a Cegueira (1995), de José Saramago. Na minha opinião, o romance é excelente, provavelmente um dos melhores livros de José Saramago, e provavelmente contribuiu consideravelmente na decisão da Academia Sueca para a atribuição do Prémio Nobel a Saramago em 1998.

O livro é na realidade um ensaio e de certa forma uma crítica mordaz à sociedade actual. Se surgisse uma epidemia de cegueira... Como reagiria a sociedade? Saramago leva-nos a imaginar na sua concepção da história como reagiria a sociedade, como reagiriam as autoridades locais, nacionais e internacionais. Quais as consequências da Quarentena, as consequências do contágio epidémico, sem possibilidades de controlo. Como conseguiriam os humanos sobreviver a tal calamidade?

O livro é chocante, na minha perspectiva bastante realista, explora os lados negros da natureza humana (o medo, o poder, a ganância, a degradação física, a degradação dos valores, etc...), mas também explora os lados positivos (a amizade, o amor, a camaradagem, a assistência, o sonho, etc...).

O livro elabora uma narração bastante mais equitativa entre os aspectos sociais e políticos da calamidade, e o enredo envolvendo as principais personagens no livro. O filme por sua vez foca-se essencialmente no enredo das personagens, deixando para trás outros aspectos interessantes presentes no livro.

O livro é para mim, muito mais profundo, mais acutilante, mais interessante e mais chocante que o filme. Os sentimentos estão muito mais vivos e realçados no livro do que no filme.

No entanto, numa apreciação global, eu gostei do filme... Para quem não goste de ler, ou nunca tencione ler o livro, vá ver o filme! Vale a pena...
Mas prepare-se para ver algo de chocante!